segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Mundial da Água - Água Limpa para um Mundo Saudável

A ONU criou o Dia Mundial da Água em 1992 e a data é comemorada desde 1993 no dia 22 de março, de acordo com as recomendações do capítulo 18 da Agenda 21. Em 2010 o Dia Mundial da Água tem como tema a qualidade da água.

A intenção das comemorações deste ano é abordar, principalmente, dois aspectos:

• Fomentar a conscientização para a conservação de ecossistemas sadios e do bem-estar humano abordando os crescentes desafios em relação à qualidade da água que se busca com a gestão desse recurso; e
 
• Dar maior realce ao tema da qualidade da água exortando a governos, organizações, comunidades e pessoas em todo o mundo a que adotem medidas em relação a esse tema e realizem atividades de prevenção da contaminacão, limpeza e reabilitação, entre outras.

Mas o que pode definir a qualidade da água? Na verdade a qualidade da água é um importante parâmetro que envolve praticamente todos os aspectos do ecossistema e do bem-estar humano. Além disso, a qualidade da água pode influenciar diretamente os níveis de pobreza, riqueza e educação dos povos.

A qualidade da água pode ser definida pela sua necessidade e pelo seu uso. Várias ações envolvendo a água: como cultivo de mariscos e peixes e o consumo humano exigem alto grau de pureza das águas, ao passo que para a utilização de hidrelétricas a qualidade é menos importante. É por isso que o conceito “qualidade da água” ganhou amplo significado. Depende da finalidade.

Vários estudos mostram que a qualidade da água vem diminuindo, principalmente, em função da atividade humana. O crescimento populacional e industrial, a rápida urbanização e a poluição são fatores que contribuem grandemente para isso.

Como se sabe, a água poluída pode trazer danos severos á saúde humana. Várias são as doenças causadas pela água. Para se ter uma idéia, de acordo com dados da ONU, 1,7 milhão de pessoas morrem por ano devido à diarréia por ingestão de água contaminada.

A prevenção pode ser a melhor maneira de se tornar o consumo de água sustentável. Principalmente no tocante à poluição. A ferramenta para isso: a conscientização de todos.

Por fim, a limpeza e a reabilitação de águas são outros meios, mais dispendiosos, todavia não menos importantes para que tenhamos água limpa e saudável para essa e para as próximas gerações.

É importante que todos se sensibilizem para isso.

Faça a sua parte!

Nenhum comentário: